Curso de Educação Especial gratuito para leigos com certificado válido
A inclusão das pessoas portadoras de alguma deficiência não demanda somente a acessibilidade de locomoção. Exige a aceitação social e, também, assegurar que ela ocorra adequadamente.
No momento em que a criança é diagnosticada com algum tipo de deficiência, ela tem os direitos similares a de qualquer outra criança. O cuidado especial voltado para ela, quando se refere à educação, é uma obrigação do Estado e direito instituído por lei.
Quando se pensa na inclusão, é fundamental refletir sobre o que é incluir. A escola regulariza as práticas pedagógicas e o processo de formação dos alunos, portanto, são responsáveis por romper estes aspectos homogêneos adotados. Dessa forma, garantem os direitos de aprendizagem de todos.
Mas as estratégias dependem de cada educador e da experiência que possui. Outros fatores observados são a criatividade, a sensibilidade e, claro, a formação em pedagogia e continuada.
Na Lei nº 7.853 – de 24 de outubro de 1989 – DOU de 25/10/89, lê-se: Art. 2º Ao Poder Público e seus órgãos cabe assegurar às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo a infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.
O educador e a escola
A educação especial/inclusiva visa o caráter coletivo a ponderar as particularidades dos alunos. E uma das bases do professor, é permitir ao aluno especial o acesso a todas as atividades e materiais utilizados em sala, assim eliminando as barreiras. Existem diversas alternativas que podem ser aproveitadas nas aulas, como as dinâmicas e as brincadeiras.
O apoio da escola é necessário no processo da educação inclusiva e deve ser em conjunto com os educadores. A disponibilização de recursos e tecnologia assistiva, promove condições de acessibilidade e gera participação de aprendizagem às crianças com deficiência em igualdade de oportunidade para toda a turma.
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