Curso de NR 16 gratuito, entenda sobre as atividades/operações perigosas e o adicional de periculosidade neste curso gratuito com opção de certificado válido
A Norma Regulamentadora 16, visa assegurar a saúde e a segurança dos profissionais que trabalham com materiais ou em áreas de risco, e também garante o adicional de periculosidade. As atividades e operações perigosas são classificadas como: líquidos inflamáveis, explosivos, radiações ionizantes, eletricidade, exposição a roubos e de violência física, uso de motocicleta e outros.
A NR 16, de nível de legislação ordinária, está afirmada nos artigos 193 a 197 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os artigos 193 a 197 são exclusivamente direcionados aos dois agentes de periculosidade: inflamáveis e explosivos. As leis existentes transferem toda aplicabilidade da CLT aos critérios técnicos estabelecidos pela NR 16.
Ao trabalhar em condições de periculosidade, o trabalhador recebe o adicional de 30% sobre o salário, mas fica isento dos acréscimos resultantes de bonificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa. O acréscimo só é concedido se a exposição for permanente.
Vale ressaltar que o adicional de periculosidade não é cumulativo, portanto, quando comprovado o risco, deve ser exigido pelo empregado, caso o empregador não esteja cumprindo com a lei. Quem determina a atividade perigosa é o Médico do trabalho, devidamente registrado no Ministério do Trabalho.
Entenda mais sobre o adicional de periculosidade na matéria a seguir sobre o Curso de NR 16:
Créditos canal jornaldajustica / Via YouTube
Fique por dentro da norma que regulamenta as atividades e operações perigosas cadastrando-se no curso de NR 16 gratuito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário